Conteúdo Premium

Achou as joias da coroa a que somente assinantes pagantes têm acesso. São histórias exclusivas e inspiradoras, um presente a quem nos apoia e incentiva.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Filme Os EUA Contra John Lennon mostra ativismo do ex-Beatle. Foto: DivulgaçãoFilme Os EUA Contra John Lennon mostra ativismo do ex-Beatle. Foto: Divulgação

Documentário mostra Lennon ativista

(brpress) - Numa semana em que o mundo perde Mandela, vale lembrar os 33 anos de morte do ativista pop assistindo a Os EUA Contra John Lennon.

(brpress) – Na semana em que o mundo perde Nelson Mandela, nada melhor do que lembrar e celebrar o poder do ativismo e as grandes figuras que lançaram mão dele (além da cabeça, o corpo e a vida inteirra) no intuito de construir um mundo melhor e mais justo. John Lennon (1940-1980) certamente está entre elas. Neste fim de ano em que se completam 33 anos desde o assassinato do ex-Beatle (em 08 de dezembro de 1980), a pedida é rever – ou ver pela primeira vez – o documentário Os EUA Contra John Lennon (The US versus John Lennon, EUA, 2006. lamcado em DVD pela Colação Cultura Mostra), dos diretores David Leaf e John Scheinfeld.

O documentário mostra a transformação do John Lennon artista no ativista social, e como o governo norte-americano tentou silenciá-lo e expulsá-lo do país – o que, se tivesse ironicamente acontecido, o teria livrado da morte. Será? Não importa. O que importa é a obstinação de Lennon, que, se tiver ido para o mesmo lugar de Mandela, será certamente um páreo duro para o líder africano, guardadas as devidas proporções. Focando-se no período 1966/1976, o filme em questão aborda ainda a luta pelos direitos civis, a nova esquerda e os movimentos políticos, a decepção com o governo Nixon, o caso Watergate e, claro, o ápice político da contracultura.

A editora-executiva da brpress, Juliana Resende, assistiu a Os EUA Contra John Lennon no Festival de Cinema de Londres em 2007 e recomenda: “É um filmaço, que registra a intensa vida política de Lennon nos EUA e todo o esforço – em vão – do governo americano de deportá-lo do país”.

Assista ao trailer de Os EUA Contra John Lennon:

Juliana Resende

Jornalista, sócia e CCO da brpress, Juliana Resende assina conteúdos para veículos no Brasil e exterior, e atua como produtora. É autora do livro-reportagem Operação Rio – Relatos de Uma Guerra Brasileira e coprodutora do documentário Agora Eu Quero Gritar.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate